EcoAequo


O ferramental EcoAequo é muito mais que uma comprovada solução para o programa de eficiência energética. Possibilita a criação de programas de relacionamento com a comunidade e pode ser utilizado por empresas atuantes no varejo, em prestação de serviços e também pela administração pública.

Download da brochura do EcoAequo

A Logística de resíduos sólidos e estruturas de conhecimento para logística reversa complementam este produto, podendo ser operadas como módulos específicos.

O EcoAequo é um programa de relacionamento com a comunidade e de gestão e auditoria das transações feitas.
A organização de atividades, controle de coleta de resíduos e informações detalhadas de tipos e volumes coletados garante o reconhecimento das condições da operação realizada, estratégias para contornar as condições relacionadas à dinâmica de mercado e de adesão dos clientes nos locais de coleta.

Como funciona o programa completo EcoAequo?

O EcoAequo baseia-se em um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos com valor de mercado.

Para você entender melhor, vamos tomar como exemplo a aplicação do EcoAequo junto ao setor de distribuição de energia: a troca dos resíduos sólidos (lixo reciclável) é realizada por meio de uma cadeia de valor formada pelos clientes da concessionária, empresas de coleta seletiva e a própria concessionária. A população leva seu material reciclável até postos de coleta que atuam como agentes arrecadadores e são responsáveis pela sua entrega à Indústria de reciclagem. Nesses postos o material é pesado e trocado por bônus na conta de energia.

Tecnicamente essa solução de negócios é suportada – nos postos de coleta – por máquinas de registro de transações, associadas a cartões de identificação dos consumidores.

Essas informações são transmitidas para o sistema remoto de gestão que possibilita o controle, faturamento, administração, supervisão e auditoria de todo o processo. A plataforma de processamento oferece total segurança de acesso aos dados. As transações são organizadas e controladas.

A interface de operação é simples e de uso intuitivo, permitindo a extração de dados estatísticos, gerenciais, comerciais e de atendimento. O ambiente de produção é modular e permite a ampliação de áreas e postos de atendimento, bem como novas empresas de coleta.

Onde e por que disponibilizar o EcoAequo?

O EcoAequo é uma solução bastante interessante para concessionárias de serviços públicos (energia, saneamento), para prefeituras ou para empresas que tenham interesse em manter um relacionamento amplo com as comunidades em que se inserem, ao mesmo tempo em que asseguram maior adimplência para os serviços prestados, ou melhor relacionamento e maior fidelidade por parte de seus clientes.

Como a KNBS atua nesse contexto?

O atendimento e a operação realizados pela KNBS abrangem as seguintes etapas:

análise de viabilidade do negócio nas regiões de interesse estratégico: essa etapa é de extrema importância, pois a solução é adequada para regiões onde os usuários finais apresentam características de atendimento próprias, tanto no espaço social, cultural,  como econômico. O levantamento e a análise de dados específicos das regiões de interesse permitem planejar com segurança ações e espaços necessários e adequados para o sucesso da implantação.

planejamento e projeto da cadeia de valor e suporte para a construção das parcerias que constituem essa cadeia: essa fase permite levantar os possíveis parceiros, construir e ativar parcerias e – principalmente – identificar os melhores pontos de implantação, com base nos dados existentes e em experiências adquiridas através de situações reais (histórico de casos operacionais), avaliando também os dados econômicos que permitam o retorno financeiro.

implantação e operação de todo o sistema de suporte através de um modelo SaaS (software as a service – software como serviço).

O modelo de negócios baseado em software como serviço possibilita ao cliente controlar os custos mensais da operação sempre de forma proporcional ao porte do projeto a ser implantado, sem a necessidade de investir na aquisição de licenças de software e com a facilidade de ampliação ou redução sempre que necessário.

Conceito reconhecido e premiado

O EcoAequo nasceu de uma experiência iniciada em 2006 junto à concessionária Coelce como um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e ganhou o nome local de ECOELCE.

Foi um caso de sucesso e comprovou a existência de diversos benefícios ao longo da cadeia de valor, propiciando retorno para a comunidade envolvida, para as empresas de coleta e para a concessionária de energia.

Eleito entre os 20 projetos internacionais que comporão uma série televisiva patrocinada pelo “Pacto Global das Nações Unidas”, foi premiado pela ONU – World Business and Development Awards (Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento). O prêmio foi entregue em Nova York em 24 de setembro de 2008, pela Câmera do Comércio Internacional, pelo Fórum Internacional de Líderes de Negócios e pelo PNUD.

Saiba como implantar o EcoAequo em sua empresa.

Veja mais informações sobre o EcoAequo e o caso Ecoelce.


Warning: require_once(/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572

Fatal error: require_once(): Failed opening required '/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php' (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572