FAQ

FAQ

  1 – O que é eficiência energética?

A eficiência energética pode ser considerada como um conjunto de atividades que promove a melhora do uso da energia, a racionalização do consumo e a aplicação de equipamentos mais adequados. Busca-se o melhor desempenho na produção ou execução de um serviço com o menor gasto energético.

Como exemplo de ações, estão a modernização de equipamentos e processos focados na redução do consumo energético para se obter os mesmos resultados ou melhores.

Programas públicos de educação, das empresas de energia e ações de mídias para eficiência energética também são exemplos de ações voltadas para o consumo consciente, mudanças de hábitos e atitudes de consumo de energia e que contribuem para a economia individual e para o sistema energético do país.

No rol de ações para a eficiência energética existem diversos temas e direcionamentos que podem ser avaliados e que contribuem para uma racionalização da geração de energia, até para o país.  O uso de equipamentos para aquecimento solar de água, a geração eólica ou solar residencial ou empresarial, o uso de lâmpadas led ou oled, a medição individualizada de equipamentos e as mudanças de hábitos individuais ou coletivos nas empresas podem promover economias financeiras (redução das contas de energia) com manutenção do conforto (individual, da família e coletivo nas empresas).

A KNBS tem sistemas de apoio ao desenvolvimento, controle da eficiência energética, acompanhamento de ações, pesquisas de satisfação de clientes, campanhas de engajamento de clientes, avaliação de potencial de eficiência energética, processos de apoio a eficientização e pré-diagnóstico energético, treinamentos e show rooms demonstrativos. Alguns produtos nesta linha são resultados de trabalhos realizados com as concessionárias de energia brasileiras e premiados pelos seus resultados.

2 – Como posso ser eficiente no uso da energia em minha casa?

As diversas concessionárias de energia brasileiras têm cartilhas de eficiência energética residencial em seus sites, traduzindo boas práticas diárias e de uso de aparelhos eletrodomésticos.

A KNBS realizou alguns trabalhos no sentido de ampliar este conhecimento para as concessionárias que também resultaram em procedimentos de apoio, e cartilhas de incentivo ao uso eficiente de energia e água.

Medições inteligentes de eletrodomésticos com smart plugs formam a nova maneira de observação do consumo residencial e permitem ações efetivas com o conhecimento do uso final diário de cada equipamento.

Temos na KNBS aplicativos de contabilização desta eficiência e projetos que nos permitem representar adequadamente o consumo e a demanda de energia para o consumidor e para a concessionária. A aplicação de redes inteligentes no Brasil precisa desta avaliação e do incentivo ao uso adequado da energia.

3 – Por que o EcoAequo é um programa de eficiência energética?

O EcoAequo contribui para a criação e manutenção de um programa de eficiência energética.

Possibilita uma economia de energia resultante do processo de reciclagem aplicada aos resíduos coletados e o reprocessamento desse material. A extração e posterior processamento de uma nova matéria-prima natural gasta muito mais energia para produzir o mesmo resultado.

Para cada tipo de material podemos calcular a energia potencialmente economizada seguindo os dados apontados pelo Dr. Sabetai Calderoni, da USP, em seu livro “Os Bilhões Perdidos no Lixo”. Segundo o Dr. Calderoni os dados da economia obtida no processo são:

  • Metal: 5,3 MWh/ton;
  • Vidro: 0,64 MWh/ton;
  • Papel: 3,51 MWh/ton;
  • Plástico: 5,06 MWh/ton.

Warning: require_once(/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572

Fatal error: require_once(): Failed opening required '/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php' (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572