Gestão de Perdas e Qualificação do Perfil do Cliente

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Caracterização do perfil de consumo e perfil de possíveis fraudadores (Identificação de Perdas Comerciais e Combate a Fraude via Mineração de Dados)

Desenvolvimento feito: metodologia e sistema analítico de avaliação de perfis de consumo, desenvolvimento de modelos matemáticos e estatísticos, organização do conhecimento e caracterização de desvios de energia, utilizando análises de 60 meses de informação de 6 milhões de clientes.  Usado para qualificação de clientes para inspeções.  Ampliou-se a assertividade da concessionária na detecção de clientes com possibilidades de furto de energia.
Área Foco: detecção de possíveis furtos e otimização de resultados de  inspeções (Perdas Comerciais)
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: mar/2004 a dez/2005
P&D – ANEEL

Sistemas de avaliação de Perdas por Inadimplência (Gestão da Inadimplência e Redução de Custos Operacionais)

Desenvolvimento feito: focado na avaliação de perfis de pagamentos, relacionamento e atendimento, receitas e faturamento.  Sistema e modelagem analítica de perfil de relacionamento do cliente com a concessionária para redução de custos operacionais na com clientes inadimplentes e no atendimento do contact center.
Área Foco: Inadimplência (Perdas Comerciais)
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração:  Jun/2005 a Maio/2006
P&D – ANEEL

Sistema de Organização e revitalização cadastral para a concessionária CERON (Sistema de Consistência da Base Cadastral e Controle da Qualidade dos Dados de Faturamento)

Desenvolvimento feito: A pesquisa e o desenvolvimento realizados buscaram a garantia, exatidão e segurança das informações cadastrais e consequente fidelidade e coerência no faturamento, influenciando a operação e dinamismo da concessionária.  Foi baseado no conhecimento existente na concessionária e direcionou processos internos para o foco do conhecimento no atendimento e situações jurídicas, de forma a minimizar o impacto de perdas comerciais pela inadequada classificação ou inconsistência de dados cadastrais; a diminuição dos custos operacionais e materiais com ações envolvendo desconhecimento de dados de clientes, como falta de informações em registros; e contribuiu com a automatização da administração das informações de cadastro de clientes com indicação de inconsistências operacionais nas entradas de dados na concessionária.
Áreas Foco: controle cadastral, de relacionamento com o cliente, jurídico e de perdas comerciais
Local: Porto Velho, RO
Contratante: CERON – Centrais Elétricas de Rondônia
Duração: Ago/2006 a Jul/2007
Parceiros: UNIR – Universidade de Rondônia – recuperação e alteração do cadastro de clientes
P&D ANEEL

Planejamento, controle e gerência na troca de lotes de medidores no parque instalado, caracterizando ganhos antes da substituição (Sistema de Apoio à Decisão, Planejamento, Gestão e Automação de Substituições de Lotes de Medidores)

Desenvolvimento feito: No atendimento a este escopo e no processo metodológico foram incorporadas inteligência analítica e determinística nas avaliações feitas e processos de regras de negócio e associações (Inteligência Artificial).  Na construção do sistema e base funcional os dados foram organizados em um datawarehouse com as informações de tempo como base (trazendo o comportamento de consumo para caracterizar os possíveis retornos financeiros das substituições), em uma avaliação sistemática.  A análise estatística traduz correlações de troca e a construção de cenários de estudos e possibilidades de comparação entre eles para a tomada de decisão pelo analista de negócios e de medição.
Foram construídos modelos multidimensionais, considerando a integração das dimensões tempo, granularidade (tipos de medidores, local de instalação, fornecedor, modelos…), etc, com a integração com dos dados efetivos da concessionária, com interface e indicadores de atualização dos dados.
Esta modelagem permite a tomada de decisão por comparação de possibilidades de retorno, bem como a avaliação estatística de lotes, a um custo menor que as abordagens lineares de retirada para aferições realizadas atualmente, permitindo o estabelecimento da menor amostra que caracterize o comportamento do lote em análise. Desenvolvimento das regras computacionais, formalização e auditoria do processo operacional implantado para a definição das inspeções e substituições, pela indicação de lotes com problemas detectados, pelo registro das aferições e pelo modelo estatístico com indicações de índices de perdas ou inconsistências operacionais.
Foi feita também a avaliação temporal de correlação de consumo estimado e efetivado antes e depois da aplicação do plano de substituições, intrínseco ao modelo de retorno de investimentos e retorno de energia esperado com a substituições, bem como na comparação entre estudos.

Área Foco: Engenharia, Comercial e Substituição de Medidores, Smart Grid
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: Abr/2009 a Mar/2011
P&D ANEEL

Sistema de estimativa de demanda segundo o histórico e perfil de consumidor, sazonalidade e região de consumo (Sistema de caracterização de perdas comerciais baseado no perfil de consumidores para otimização de inspeções e recuperação de receita)

Desenvolvimento feito: modelagem, procedimentos operacionais e framework para verificar a influência do histórico dos eventos e a utilização de regras na formulação das questões de negócio relacionadas a casos de estudos de elementos fraudadores e de elementos de evasão de receita na distribuição de energia elétrica.
Buscou-se a criação de perfil característico de consumidores e de tendências de fraude e/ou perdas comerciais.
Foram feitas a aplicação de regras de negócios, a geração de indicadores para a caracterização das inspeções realizadas, a convergência para a sua formalização e a  adequação ao ambiente complexo das inúmeras variáveis. Resultou na clusterização e regionalização dos dados de clientes em análise para o estabelecimento de ações sobre os indicadores situacionais reconhecidos. Foi feita a definição de regras e modelos novos adequando e evoluindo a sistemática aplicada para a redução de custos operacionais, tanto na realização de inspeções como na eficácia e assertividade do processo.  Foram feitos adicionalmente estudos e avaliação dos processos de faturamento (leitura e entrega), de arrecadação e a proposição e qualificação de amostragens estatísticas para o reconhecimento das perdas comerciais efetivas.

Área Foco: Perdas Comerciais
Local: Fortaleza, CE
Contratante: COELCE – Companhia Energética de Ceará
Duração: Nov/2007 a Out/2009
P&D ANEEL

Sistema de estimativa de demanda segundo o histórico e perfil de consumidor, sazonalidade e região de consumo – caracterização de não faturados, incluindo processo de avaliação do cálculo do balanço energético da concessionária, utilizando processos de dataming e predições estatísticas e analíticas (Gestão da Previsão de Consumo e Energia Não Faturada)

Desenvolvimento feito: métodos e algoritmos para realizar a gestão da previsão de consumo de energia e receita não faturadas, de modo a controlar e gerenciar a quantidade de energia não faturada, permitir previsões de consumo e receita e desagregar as perdas comerciais do valor da energia não faturada.  O framework permitiu a geração de um índice de consumo único para uso na concessionária, aplicável em diversas áreas: financeira, mercado, comercial e perdas. Além disto, apresentou facilidades para avaliar o consumo ainda não faturado (considerando-se a projeção do consumo dos clientes) e os dados de demanda atendida no mesmo período, ou seja, em função do balanço energético projetado (caracterizado no projeto) até o final do período foram gerados indicadores mais precisos de perdas.  Foram utilizadas técnicas matemáticas e estatísticas de modelagem que permitiram a avaliação das condições de contorno, restrições e qualificações necessárias para a análise e definição de padrões de consumo, segundo os dados disponíveis na concessionária, como: classe, níveis de tensão, energia ativa, energia reativa, demanda, valores de tensão, corrente, etc.. Baseando-se em valores históricos de consumo relativos a um período de três anos, de todos os clientes da base da concessionária (cerca de 6 milhões de consumidores), foi caracterizada a sazonalidade de uso, estabelecendo-se clusters de consumidores com mesmo perfil.
Áreas Foco: áreas de Controle de Perdas e Comercial
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulistana de Força e Luz
Duração: Nov/2006 a Out/2008
P&D ANEEL

Ferramenta de Suporte a Aplicações Smart Grid para Tratamento de Perdas Comerciais e de Parâmetros de Qualidade de Energia Elétrica
Desenvolvimento feito: viabilidade técnica da solução de suporte ao tratamento de perdas comerciais das concessionárias com aplicações smart grid
Área Foco: controle de perdas e qualidade da energia
Local: Campinas, SP
Duração: ju/2009 a dez/2009
PIPE fase 1 – FAPESP

Sistema analítico de gestão dos dados de consumidores buscando o conhecimento e ações para a redução de custos operacionais de inspeções, eficácia e assertividade do processo (Sistema de gestão de perdas comerciais baseado no relacionamento e perfil do consumidor)

Desenvolvimento feito: modelagem, procedimentos operacionais e framework para a geração de indicadores, resultando em clusterização e análise para o estabelecimento de ações imediatas a serem efetivadas.  Foram feitos adicionalmente estudos e avaliação dos processos de faturamento, de arrecadação e a estabilização de índices e indicadores (métodos convencionais de análise de banco, consistência cadastral e continuidade operacional).  Entende-se como métodos convencionais, estudos numéricos e estatísticos (medidas de dispersão).  Foi feita também a qualificação e quantificação de perdas por erros ou situações ligadas a leitura e faturamento; qualificação e quantificação de perdas voltadas a diminuição progressiva da Perda Comercial e as limitações impostas pelo clandestino.  Complementou-se o trabalho com avaliação da dinâmica do mercado, do atendimento, das ações de inspeções realizadas, da sazonalidade da atividade do cliente, datas de leituras e faturamente ou simplesmente por relações humanas e cultura, com a aplicação de métodos de acompanhamento e histórico de consumo.
Área Foco: Perdas Comerciais
Local: Manaus, AM
Contratante: Amazonas Energia – Eletronorte
Duração: ago/2009 a jul/2011
P&D ANEEL

Sistema de análise de consumo e perfil de clientes residenciais através de smart grid (Solução de Rede de Serviços de Baixo Custo com Tecnologia PLC para Acesso à Internet em Banda Larga com Integração de Medições Individualizadas de Energia Elétrica e Água em Conjuntos Habitacionais da Periferia de Grandes Cidades para a Gestão da Eficiência Energética (GEE))

Desenvolvimento feito: Sistema de Gestão Integrada de Serviços com tecnologias smart grid, voltado ao segmento de conjuntos habitacionais de regiões carentes/remotas. Visa a gestão da eficiência energética sustentável e o incentivo à cidadania dos moradores pela racionalização de recursos. A solução foi desenvolvida considerando os serviços de acesso à Internet em Banda Larga e telemedição de consumo de energia elétrica e abastecimento de água. O projeto buscou demonstrar a sustentabilidade para a solução tecnológica na medição de consumo e a qualificação de sua eficiência, integrando os serviços de energia elétrica, abastecimento de água e telecomunicações.  Do ponto de vista do consumidor, a melhoria introduzida diz respeito à ampliação de oportunidades disponíveis com a inclusão digital, não apenas com o acesso a um portal de Internet Banda Larga, associada a mudança cultural, com o envolvimento para a conscientização quanto aos volumes de energia e água consumidas, mudanças de hábito de consumo e reconhecimento do valor da energia/água.
A questão de educação e manutenção do conhecimento das famílias no uso consciente e na verificação constante do uso de energia também foi estabelecida e agregada.  A concepção do sistema permitiu, além de fornecer dados de leituras em períodos da ordem de minutos, caracterizando perfis de consumo ao longo do dia – valores de pico, vazões nulas, entre outros, que o cliente simulasse o consumo da sua residência, com o reconhecimento das condições próprias de uso, das limitações quanto ao conforto e seus dispêndios financeiros.
Considerou-se o uso das informações coletadas, o volume, complexidade e correlação de dados para a organização da estrutura tecnológica, numa arquitetura da solução organizada por serviços, uma modelagem consistente, alinhada com as possibilidades de negócios das empresas, integração com seus sistemas legados e outros nichos de inteligência.

Área Foco: Implantação de Redes Inteligentes
Local: São Paulo, Campinas, SP
Duração: jul/2009 a out/2011
FINEP – Subvenção Econômica à Inovação – 2008


Projetos de pesquisa e desenvolvimento coordenados por Dr. Carlos Alberto Fróes Lima


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