Gestão da Medição, Faturamento, Qualidade da Energia e Smart Grid

 

Monitoramento e Gestão do Consumo Energético de 215 Residências, de forma a determinar a curva de carga das mesmas e caracterizar o usuário e seus hábitos de consumo de energia elétrica, através de um sistema de medição e monitoramento, com leituras dos parâmetros de consumo de energia elétrica medido “on-line”, via internet, obtidas em uma periodicidade máxima de 1 minuto, com posterior análise e geração de conhecimento a partir dos dados obtidos.

 

Desenvolvimento feito: Pesquisa de hábito de consumo e qualificação das residências para amostras representativas das diversas classes de consumo na região de Sete Lagoas, MG, dentro do projeto experimental Smart Grid da concessionária CEMIG.  Foram implantados medidores inteligentes e smart plugs nas residências qualificadas, com medições de 1 em 1 minuto para avaliar as condições de hábitos de consumo declaradas e as condições de sazonalidade estabelecidas.  Foram feitas avaliações sobre a situação esperada e caracterizados os desafios de implantação e relacionamento com o cliente final.

Área Foco: implantação de redes inteligentes
Local: Sete Lagoas, MG
Duração: jul/2013 a out/2014
BID-CEMIG

 

Metodologia de diagnóstico energético em prédios públicos

 

Desenvolvimento feito: avaliação e caracterização metodológica orientativa para a realização de pré-diagnósticos energéticos e a condução de avaliação prévia para a implantação de eficiência energética para os prédios públicos, segundo os modelos regulamentares da ANEEL

Área Foco: eficiência energética em prédios públicos
Local: Sete Lagoas, MG
Duração: jul/2013 aagosto/2014
BID-CEMIG

 

Sistema de análise de consumo e perfil de clientes residenciais através de smart grid (Solução de Rede de Serviços de Baixo Custo com Tecnologia PLC para Acesso à Internet em Banda Larga com Integração de Medições Individualizadas de Energia Elétrica e Água em Conjuntos Habitacionais da Periferia de Grandes Cidades para a Gestão da Eficiência Energética (GEE))

 

Desenvolvimento feito: Sistema de Gestão Integrada de Serviços com tecnologias smart grid, voltado ao segmento de conjuntos habitacionais de regiões carentes/remotas. Visa a gestão da eficiência energética sustentável e o incentivo à cidadania dos moradores pela racionalização de recursos. A solução foi desenvolvida considerando os serviços de acesso à Internet em Banda Larga e telemedição de consumo de energia elétrica e abastecimento de água. O projeto buscou demonstrar a sustentabilidade para a solução tecnológica na medição de consumo e a qualificação de sua eficiência, integrando os serviços de energia elétrica, abastecimento de água e telecomunicações.  Do ponto de vista do consumidor, a melhoria introduzida diz respeito à ampliação de oportunidades disponíveis com a inclusão digital, não apenas com o acesso a um portal de Internet Banda Larga, associada a mudança cultural, com o envolvimento para a conscientização quanto aos volumes de energia e água consumidas, mudanças de hábito de consumo e reconhecimento do valor da energia/água.
A questão de educação e manutenção do conhecimento das famílias no uso consciente e na verificação constante do uso de energia também foi estabelecida e agregada.  A concepção do sistema permitiu, além de fornecer dados de leituras em períodos da ordem de minutos, caracterizando perfis de consumo ao longo do dia – valores de pico, vazões nulas, entre outros, que o cliente simulasse o consumo da sua residência, com o reconhecimento das condições próprias de uso, das limitações quanto ao conforto e seus dispêndios financeiros.
Considerou-se o uso das informações coletadas, o volume, complexidade e correlação de dados para a organização da estrutura tecnológica, numa arquitetura da solução organizada por serviços, uma modelagem consistente, alinhada com as possibilidades de negócios das empresas, integração com seus sistemas legados e outros nichos de inteligência.

Área Foco: implantação de redes inteligentes
Local: São Paulo, Campinas, SP
Duração: jul/2009 a out/2011
FINEP – Subvenção Econômica à Inovação – 2008

Ferramenta de Suporte a Aplicações Smart Grid para Tratamento de Perdas Comerciais e de Parâmetros de Qualidade de Energia Elétrica

 

Desenvolvimento feito: viabilidade técnica da solução de suporte ao tratamento de perdas comerciais das concessionárias com aplicações smart grid
Área Foco: controle de perdas e qualidade da energia
Local: Campinas, SP
Duração: ju/2009 a dez/2009
PIPE fase 1 – FAPESP

 

Planejamento, controle e gerência na troca de lotes de medidores no parque instalado, caracterizando ganhos antes da substituição (Sistema de Apoio à Decisão, Planejamento, Gestão e Automação de Substituições de Lotes de Medidores)

 

Desenvolvimento feito: No atendimento a este escopo e no processo metodológico foram incorporadas inteligência analítica e determinística nas avaliações feitas e processos de regras de negócio e associações (Inteligência Artificial).  Na construção do sistema e base funcional os dados foram organizados em um datawarehouse com as informações de tempo como base (trazendo o comportamento de consumo para caracterizar os possíveis retornos financeiros das substituições), em uma avaliação sistemática.  A análise estatística traduz correlações de troca e a construção de cenários de estudos e possibilidades de comparação entre eles para a tomada de decisão pelo analista de negócios e de medição.
Foram construídos modelos multidimensionais, considerando a integração das dimensões tempo, granularidade (tipos de medidores, local de instalação, fornecedor, modelos…), etc, com a integração com dos dados efetivos da concessionária, com interface e indicadores de atualização dos dados.
Esta modelagem permite a tomada de decisão por comparação de possibilidades de retorno, bem como a avaliação estatística de lotes, a um custo menor que as abordagens lineares de retirada para aferições realizadas atualmente, permitindo o estabelecimento da menor amostra que caracterize o comportamento do lote em análise. Desenvolvimento das regras computacionais, formalização e auditoria do processo operacional implantado para a definição das inspeções e substituições, pela indicação de lotes com problemas detectados, pelo registro das aferições e pelo modelo estatístico com indicações de índices de perdas ou inconsistências operacionais.
Foi feita também a avaliação temporal de correlação de consumo estimado e efetivado antes e depois da aplicação do plano de substituições, intrínseco ao modelo de retorno de investimentos e retorno de energia esperado com a substituições, bem como na comparação entre estudos.

Área Foco: Engenharia, Comercial e Substituição de Medidores
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: Abr/2009 a Mar/2011
P&D ANEEL

 

Sistema de religamento e corte de unidades consumidoras com tecnologia Bluetooth (cabeça de série)

 

Desenvolvimento feito: sistema computacional e dispositivo de comando, acoplado à rede de energia elétrica e instalado no poste da rede de distribuição, para realizar religamentos e cortes em múltiplas Unidades Consumidoras (UC), com tecnologia bluetooth para transmissão e recepção de comandos à distância, usando equipamentos  baseados em Smartphone
Área Foco: perdas comerciais e controle de religações
Local: Fortaleza, CE
Contratante: COELCE – Companhia Energética de Ceará
Duração: out/2010 a fev/2012
P&D ANEEL

 

Sistema de religamento e corte de unidades consumidoras com tecnologia Bluetooth

 

Desenvolvimento feito: dispositivo ativo para religamento e corte de unidades consumidoras, utilizando tecnologia BLUETOOTH associada aos medidores de energia.  Ativação, comandos, controle e comunicação com o uso equipamentos tipo smartphones. Buscou-se: efetuar religação/corte de unidades consumidoras à distância; reduzir custos de operacionalização de religação e corte; permitir a redução do número de viagens improdutivas para executar religamentos e cortes de energia; desestimular a inadimplência; aumentar a segurança de acesso ao Sistema pelos técnicos responsáveis pela religação/corte das unidades consumidoras; comunicar-se diretamente com o sistema de medição de energia sem a necessidade de acesso direto à unidade consumidora; e aumento da produtividade da equipe técnica.
Área Foco: perdas comerciais e controle de religações
Local: Fortaleza, CE
Contratante: COELCE – Companhia Energética de Ceará
Duração: Jun/2006 a Mai/2008
P&D ANEEL

 

Desenvolvimento de metodologia de monitoramento permanente da curva de aferição dos medidores eletromecânicos que atenda as normas do INIMETRO, as exigências da CSPE e as necessidades da Empresa (Gestão Estatística de Medidores)

 

Desenvolvimento feito: identificação dos lotes de medidores que geram uma redução de perdas de faturamento para a concessionária, salvaguardando os direitos dos usuários e da concessionária.
Área Foco: Engenharia e medição
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: Nov/2007 a Out/2008
Parceiros: Unicamp (desenvolvimento de equipamento de aquisição de dados dos medidores para aferição)
P&D ANEEL

 

Sistema de comunicação e organização de medição (Modelagem e Algoritmo de Verificação e Auditoria de Medição e Faturamento)

 

Desenvolvimento feito: Modelagem, implantação, validação e auditoria de medição e faturamento. Foi utilizada uma nova estrutura de comunicação de medição, agregada a medidores eletrônicos de energia, baseada em ferramentas inteligentes e sistema de leitura e faturamento (foi utilizada comunicação via tecnologia bluetooth nos medidores). Foi desenvolvido um sistema para a coleta de dados destes medidores eletrônicos, através de smartphones, utilizando o protocolo ABNT na sua camada de dados. Através do processamento local, foram disponibilizados dados de qualidade de energia com indicações de fraude no elemento de medição.
Área Foco: faturamento, medição e engenharia de redes
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulistana de Força e Luz
Duração: Nov/2006 a Out/2008
P&D ANEEL

 

Planejamento de Redes de acesso PLC (Projeto de Ilhas PLC para a Inclusão Digital)

 

Resultados: implantação de sistema de controle e planejamento de acesso PLC na rede elétrica da cidade de Barreirinhas, MA. Adicionalmente foi feita a organização e normalização da documentação da rede, e geradas facilidades operacionais para a tomada de decisão.
Área Foco: oferta de serviços diferenciados na rede de energia
Local: Maranhão
Duração: fev/2007 a fev/2008
Parceiros: Cemar e APTEL (Projeto Ilha Digital de Barreirinhas)

 

Sistema de Planejamento de fluxo de carga para a rede de energia (Desenvolvimento e Implementação de Sistema de Atendimento e Planejamento de Novas Cargas na Rede de Distribuição)

 

Desenvolvimento feito: sistema para automatização do processo de estudo e planejamento da distribuição, através da integração de ferramentas e bases de dados legados e novas metodologias e topologias, permitindo: simular transferência de carga entre alimentadores de distribuição; definir o tap dos transformadores de distribuição com maior precisão; diagnosticar, com maior confiabilidade, possíveis problemas de queda de tensão e carregamento; proceder a atualização dos alimentadores de distribuição, no que se refere a sua topologia.
Área Foco: planejamento de redes de distribuição
Local: Natal, RN
Contratante: COSERN – Centrais Elétricas do Rio Grande do Norte
Duração: Jun/2005 a Mai/2006
P&D ANEEL

Consultoria e desenvolvimento de estrutura de negócios para implantação de uma rede PLC para suporte a serviços de telecomunicações para concessionária de energia

 

Consultoria: planejamento estratégico da estrutura de telecomunicações e de serviços para a implantação de serviços sobre a rede de energia elétrica e fibras, com uso de tecnologia PLC e outras
Área Foco: desenvolvimento de negócios de telecomunicações sobre a rede elétrica (VIACELG)
Local: Belo Horizonte, BH / Goiânia, GO
Contratante: FITEC/CELG
Duração: Dez/2005 a Maio/2006

 

Ferramental de gestão de redes de acesso PLC (Ferramenta de Planejamento de Sistemas de Transmissão de dados em Banda Larga via a Infraestrutura da Rede de Energia Elétrica)

 

Desenvolvimento feito: ferramenta de software voltada ao planejamento da rede de acesso à Internet em banda larga via a infraestrutura da rede de energia elétrica, usando a tecnologia PLC. Ferramenta georeferenciada para auxílio às atividades de planejamento e implantação da rede de distribuição de energia elétrica.
Esta solução permite também a elaboração de estudos e simulação dos parâmetros que caracterizam a comunicação de dados/voz/imagens pela rede de energia elétrica, como a largura de banda, a qualidade de transmissão do sinal utilizado e demais fatores que influenciam a tomada de decisão para a implantação e planejamento do negócio de telecomunicações agregados a estrutura física existente.
A ferramenta inclui a modelagem, armazenamento e controle de ativos (recursos físicos e lógicos das redes de energia elétrica e da rede de telecomunicações  a serem suportadas pela rede elétrica) com processos que mantem o controle da planta instalada e planejada.  Permitem uma visão da rede atual e futura, de energia e para a prestação dos serviços de telecomunicações, envolvendo os principais recursos e equipamentos (concomitantemente com a tecnologia PLC) relacionados à rede de acesso.

Áreas Foco: negócios relacionados a rede de acesso PLC e controle de ativos das redes de energia e telecomunicações
Local: Campinas, SP
Duração: mar/2005 a fev/2008
PIPE – FAPESP

Medição diferenciada com RF com uso múltiplas leituras armazenadas (Medidor Multi Fatura para Consumidores de Acesso Restrito)

 

Desenvolvimento feito: Pesquisa de opções de sistemas de medição e tarifação de energia considerando a problemática de IMPEDIMENTO DE ACESSO, avaliação dos impactos mercadológico (aceitação dos consumidores e/ou clientes), empresarial (redução de custos) e técnicos (segurança, operacionabilidade e funcionalidade), com foco em sistemas de medição com multiposições de leitura.  Inovação no uso de memória local para armazenar múltiplas informações de leituras em data-hora programada para fechamento do faturamento.  Leituras feitas por equipamento de rádio frequência, garantindo a informação de medição em locais/horários com dificuldade de acesso.
Áreas Foco: medições e faturamento
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: maio/2004 a abr/2006
P&D – ANEEL

 

Projetos de pesquisa e desenvolvimento coordenados por Dr. Carlos Alberto Fróes Lima.


Warning: require_once(/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572

Fatal error: require_once(): Failed opening required '/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php' (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572