Suite EKL

Sistema de Gestão de Processos de Licenciamento Ambiental em um ambiente customizável para uma operação eficaz

A complexidade dos processos de licenciamento “sócio”-ambiental envolve grande número de parâmetros a serem controlados, além da gestão das responsabilidades e compromissos da equipe da empresa, de fornecedores e o controle e armazenamento de documentação.

 Esta solução integra a gestão dos processos, reunindo as necessidades das áreas técnicas, de operação, de suporte, de controle de parceiros e outros recursos.

... o problema não reside na dimensão dos coeficientes de crescimento econômico, mas no modo de regulação do “metabolismo” da troca material entre natureza, indivíduo e sociedade (Altvater, 1995).

O Produto EKL – Environmental Kontrol and Logistics da KNBS fornece a qualificação e organização de processos produtivos para uma ampliação e eficiência operacional: foca na estruturação do modelo de operação em um sistema dedicado ao controle de licenças ambientais e suas consequências na operação da concessão.

Esta solução, o sistema EKL, corrobora os trabalhos em um rol de possibilidades e soluções focadas nas melhorias organizacionais, eficácia operacional e visão sistêmica, com redução de dispêndios financeiros, esforços, e integrando as condições de sistemas da empresa com diretrizes e uma operação direcionada para as condições ambientais:

Gestão de Licenças: registro das licenças ambientais e todos os condicionantes ligados a cada licença.  Facilita a gestão destes condicionantes, com alertas de prazos de vencimentos, minimizando assim a exposição da empresa frente aos órgãos ambientais e a conformidade regulatória.

O sistema EKL permite também a gestão de licenças para terceiros, contemplando as possibilidades de acompanhamento do status, responsáveis e contatos dessas licenças.

Controle de Documentos: o sistema permite o arquivamento de todos os documentos referentes ao licenciamento. Com a utilização do sistema é possível manter um histórico documental por unidade, com potencial de redução de custos e agilidade no processo de atendimento de demandas.  Permite também a gestão de informações de Comissões e Comitês relacionados ao Licenciamento Ambiental.

Indicadores de Desempenho: através da utilização do sistema é possível verificar os indicadores de desempenho e monitorá-los diariamente como base para a equipe responsável pelo licenciamento ambiental, suportando tomadas de decisão e necessidades de revisão de orçamento.

Relatórios Gerenciais: a ferramenta EKL detém relatórios gerenciais padronizados que poderão ser emitidos periodicamente de forma automática e encaminhados através de canais de comunicação predefinidos. Estes relatórios visam a transparência do processo ambiental para os diferentes níveis hierárquicos da empresa e fora dela. Permitirá também a gestão de demandas (órgãos externos e estruturas internas) com informações voltadas ao suporte em tomada de decisão e workflow de processos.

Sistema Georreferenciado: através do uso do GIS será possível identificar no mapa a localização geográfica das unidades a serem monitoradas e acessadas, bem como os licenciamentos que se encontram em processos de obtenção. Também poderão ser definidos grupos contendo licenciamentos similares de acordo com cada regional.

Tabela de Condicionantes: apresenta todas as informações relacionadas a uma licença específica. A partir deste ambiente é possível administrar o ciclo de vida da condicionante bem como atividades necessárias para mantê-la dentro da conformidade. Para cada condicionante é possível cadastrar e gerenciar todas as atividades, riscos (impacto, ação de mitigação e prazo para executar a ação), custos, prazos e responsáveis. Através desta funcionalidade é possível gerar alertas para atendimento de plano de ação.

responsabilidade e sustentabilidade

 

Logística de Resíduos: o sistema permite o controle de resíduos por empreendimento/localização, por tipo de resíduos, parceiros, quantidades coletadas, valores financeiros envolvidos, licenças associadas e documentação relacionada com a destinação, fortalecendo o ciclo estratégico da estrutura de responsabilidade com o tema.

Painel de Obrigações: permite o gerenciamento das obrigações do empreendimento, e podem ser classificados como “doações”, “patrocínios” ou “acordos”. Ao selecionar uma das opções será possível fazer uma análise situacional aprofundada.

Relatório de entregas: permite o acompanhamento de forma global de todas as entregas de documentos e obrigações para os órgãos e entidades envolvidas no processo de licenciamento. Permite também o acompanhamento e visualização do status dos licenciamentos como LP (Licença Prévia), LI (Licença de Instalação) e LO (Licença de Operação) e outras possíveis derivações específicas do negócio.

Uma função AGENDA permitirá visualizar e realizar a gestão de todos os processos do licenciamento através de um workflow de atividades, suportado por uma série de funcionalidades como alarmes, mensagens automáticas, entre outras.

 

licenças ambientaisO Suite EKL é facilmente configurável. A primeira tela do sistema já apresenta funcionalidades de segurança, como controle de perfis de acesso a funcionalidades e informações (diferentes níveis e tipos de permissionamento), via uma tela com login e senha.

Sua empresa pode utilizar o Suite EKL sem precisar investir em equipamentos ou em implantações caras. Para isso, a KNBS oferta a solução no modo SaaS (software as a service) e disponibiliza os recursos em nuvem segura necessários aos controles contratados.

Caso sua empresa necessite da solução em modo intensivo a KNBS desenha o projeto completo e fornece a licença de uso e outras configurações necessárias às operações.

Para mais informações sobre como utilizar o Suite EKL na gestão de seus processos de licenciamento ambiental  fale conosco.


Warning: require_once(/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572

Fatal error: require_once(): Failed opening required '/var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-content/themes/knbs/footer.php' (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/knbs.net.br/web/site/wp-includes/template.php on line 572